Topo

Exército resgata 78 pessoas mantidas reféns por terroristas em Bangladesh

25/03/2017 10h46

Daca, 25 mar (EFE).- Forças especiais do Exército de Bangladesh resgataram neste sábado 78 pessoas que foram mantidas por mais de 24 horas como reféns em um prédio por terroristas, que responderam com explosivos às tentativas das autoridades de retirá-los do imóvel, que fica no nordeste do país.

"Os 78 civis pertencentes a 28 famílias, e que estavam presos no interior do prédio, foram resgatados por forças especiais", afirmou o porta-voz do Exército de Bangladesh, Rashidul Hassan.

A operação antiterrorista no imóvel de cinco andares na cidade de Sylhet começou ontem pela manhã, mas as tropas só conseguiram entrar no prédio às 7h locais de hoje para retirar as vítimas.

Segundo Hassan, as forças especiais estão completando a operação com calma porque os terroristas instalaram bombas em diferentes partes do edifício.

O porta-voz da polícia de Sylhet, Zedan al Moussa, explicou à Agência Efe que os agentes cercaram o edifício depois de uma denúncia sobre a presença dos terroristas. Com um alto falante, eles pediram repetidamente que eles se rendessem, sem sucesso.

"Eles gritavam 'Allahu Akbar' (Deus é Grande) quando nos aproximávamos do edifício e começaram a lançar explosivos", explicou Al Moussa, que acredita que quatro pessoas ainda estejam no imóvel.

Além da operação antiterrorista em andamento, Bangladesh registrou duas tentativas de atentado ontem e na semana passada nas proximidades de Daca. Nas duas ocasiões, porém, os terroristas suicidas explodiram os coletes de explosivos que carregavam sem conseguir provocar outras vítimas.

Os ataques ocorrem depois de vários meses de relativa calma em Bangladesh, em meio a uma ampla campanha antiterrorista lançada pelas autoridades após o atentado contra um restaurante de Daca em julho do ano passado, causando 22 mortos.