Topo

Forças Democráticas da Síria dizem estar na base aérea de Al Tabqa

26/03/2017 13h38

Cairo, 26 mar (EFE).- As Forças Democráticas da Síria (SDF) entraram neste domingo no Aeroporto Militar de Al Tabqa, 58 quilômetros ao oeste da cidade de Al Raqqa e controlado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou à Agência Efe o porta-voz dessa aliança liderada por milícias curdas, Talal Salu.

"Agora, existem combates dentro do aeroporto e nossas forças controlam quase 70% do local", explicou Salu, em conversa por telefone.

Ele explicou que estão acontecendo enfrentamentos tanto dentro quanto nos arredores do aeroporto.

"Esperamos poder tomar o controle total nas próximas horas", indicou.

No entanto, o Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que as SDF, que têm o apoio da coalizão internacional, estão nas imediações da base aérea. A ONG destacou que o EI retirou a maioria de seus combatentes do aeroporto e os enviou a outras áreas de seu domínio nas proximidades.

Graças aos últimos avanços na região, as SDF cortaram também a estrada que liga Al Tabqa a Al Salamiya, na província vizinha de Hama, acrescentou o Observatório.

O EI controla a base aérea de Al Tabqa desde agosto de 2014, quando os terroristas tomaram de soldados governamentais sírios o domínio deste aeroporto.