Topo

Hillary Clinton premiará quatro protagonistas de processo de paz na Colômbia

27/03/2017 16h57

Washington, 27 mar (EFE).- A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton entregará na próxima sexta-feira prêmios a quatro colombianos que contribuíram para o sucesso das negociações de paz com as Farc, entre eles o chefe negociador do governo da Colômbia, Humberto de la Calle.

A candidata democrata nas últimas eleições presidenciais americanas, que se manteve longe dos holofotes durante os últimos meses, voltará a Washington para participar dessa premiação, que acontecerá na Universidade de Georgetown.

Hillary aproveitará para dar um discurso sobre "o papel que as mulheres podem desempenhar na política internacional e os esforços de construção da paz", informou nesta segunda-feira a prestigiada universidade em comunicado.

Os prêmios levam seu nome, Hillary Rodham Clinton, e serão entregues a "quatro colombianos que ajudaram a assegurar um desfecho bem-sucedido aos esforços de paz na Colômbia", de acordo com a universidade.

Os premiados são De La Calle; a vice-procuradora colombiana María Paulina Riveros, que foi uma das negociadoras da equipe do governo; Elena Ambrosi, que também foi membro dessa equipe como diretora temática do Escritório do Alto Comissariado para a paz; e a jornalista e ativista Jineth Bedoya.

O prêmio é concedido anualmente e foi entregue em outras ocasiões à representante especial do secretário-geral da ONU sobre a violência sexual nos conflitos, Zainab Hawa Bangura; o mediador da ONU para a Síria, Staffan de Mistura; e a ex-promotora guatemalteca Claudia Paz y Paz.

Embora Hillary tenha mantido discrição desde sua derrota nas eleições, espera-se que pouco a pouco programe mais atividades públicas, e está trabalhando em uma coleção de ensaios que será lançada no final deste ano.