Exército sírio anuncia que expulsou EI de cidade estratégica no norte do país

Cairo, 29 mar (EFE).- O exército da Síria anunciou nesta quarta-feira que assumiu o controle da estratégica cidade de Deir Hafer, no leste da província de Aleppo, que estava nas mãos do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Fontes militares, citadas pela "Sana", a agência de notícias oficial da Síria, afirmaram que as forças armadas do regime "restabeleceram a estabilidade e a segurança" em Deir Hafer e em 26 povoados e aldeias de seus arredores.

As fontes assinalaram que as unidades militares também conseguiram assumir o controle de 24 quilômetros da estrada que une Aleppo com a província vizinha de Al Raqqa, o principal reduto do EI na Síria.

Durante essas operações, os soldados causaram a morte de centenas de integrantes do EI e destruíram dezenas de veículos dos jihadistas.

A "Sana" indicou que Deir Hafer foi uma das primeiras e mais importantes bases do EI na Síria e que há sedes do comando do grupo, fábricas de explosivos e hospitais de campanha dos radicais em seu interior.

Esta cidade é estratégica porque por ela atravessa a estrada que une a cidade de Aleppo com o oeste de Al Raqqa e está cerca de 100 quilômetros da barragem do rio Eufrates, a maior da Síria e dominada pelo EI.

Nas imediações da represa se encontram as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, que têm o apoio da coalizão internacional e lutam contra o EI.

No território sírio, o EI enfrenta o exército nacional, que conta com apoio da Rússia, as FSD e rebeldes sírios, que têm cobertura das forças armadas da Turquia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos