Topo

Tremor de 6 graus sacode regiões centrais do Chile

23/04/2017 00h45

Santiago (Chile), 23 abr (EFE).- Um tremor de magnitude 6,0 graus na escala aberta de Richter atingiu este sábado à noite quatro regiões da região central do Chile, sem que se tenha informações sobre danos pessoais ou materiais.

Segundo o Centro Sismológico Nacional, da Universidade do Chile, o tremor foi sentido às 23h36 (mesmo horário em Brasília) e seu epicentro foi localizado a 48 quilômetros a oeste de Valparaíso.

O hipocentro aconteceu a 22,9 quilômetros de profundidade, segundo o instituto sismológico. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha, no entanto, informou que as caraterísticas do terremoto não reúnem as características necessárias para gerar um tsunami no litoral de Chile.

O tremor foi sentido com diferentes intensidades nas regiões de Coquimbo, Valparaíso, Metropolitana e O'Higgins.

Na região do epicentro foram registradas cinco réplicas de entre 4,6 e 4,9 graus na meia hora seguinte.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi) indicou que o terremoto teve uma intensidade de três a cinco graus na escala internacional de Mercalli, que vai de um a 12.

Em Valparaíso e Villa Alemana, na região de Valparaíso, atingiu uma intensidade de seis graus. Em Santiago foi de cinco graus, a mesma que em Bucalemu, na região de O'Higgins.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) falou em uma a magnitude de 5,9 graus e situou o hipocentro a 9,8 quilômetros de profundidade sob o oceano Pacífico.