Topo

Governo de Bangladesh evacua milhares de pessoas perante chegada do ciclone

29/05/2017 09h20

Daca, 29 mai (EFE).- As autoridades de Bangladesh iniciaram nesta segunda-feira a evacuação de milhares de pessoas perante a chegada do ciclone "Mora", uma tempestade tropical que deve trocar terra nas primeiras horas de amanhã, informaram fontes oficiais.

"Fizemos todos os preparativos para enfrentar o ciclone (...) A evacuação está sendo realizada em zonas vulneráveis de sete distritos que acreditamos que podem ser os mais afetados", disse à Agência Efe o diretor do departamento de Gestão de Desastre Natural do país, Syed Muhammad Hasim.

A fonte indicou que 56 mil voluntários estão trabalhando em 18 distritos litornâneos de Bangladesh.

Um porta-voz do Governo de Saint Martin, Abdur Rahman, indicou à Efe que 10 mil residentes desta ilha situada no distrito de Cox's Bazar (leste), estão sendo evacuados a escritórios governamentais e hospitais perante a falta de outros refúgios adequados.

"Só temos um refúgio anticiclones na ilha, o que não é suficiente para tanta gente. Estamos levando as pessoas a escritórios do Governo, aos hospitais e onde houver espaço disponível", disse Rahman.

De acordo com o Departamento Meteorológico indiano, "Mora" estava às 5h30 (Brasília) a 610 quilômetros de Calecute e a 500 quilômetros de Chittagong (Bangladesh), com ventos máximos sustentados de entre 80 e 90 quilômetros por hora, deslocando-se a 15 quilômetros por hora.

Está previsto que "Mora" afete a zona leste e central da Baía de Bengala e que sua força se intensifique nas próximas 12 horas, nas quais alcançará os distritos costeiros de Chittagong e Cox Bazar.