Responsável por investigar Trump e Rússia ressalta valor da honestidade

Washington, 29 mai (EFE).- O promotor especial Robert Mueller, encarregado de investigar os possíveis vínculos entre a Rússia e a campanha presidencial de Donald Trump, ressaltou nesta segunda-feira o valor da honestidade e da integridade em um evento com um grupo de alunos de uma escola de Massachusetts.

Foi a primeira aparição pública de Mueller desde 17 de maio, quando o Departamento de Justiça o indicou para comandar a investigação que tenta determinar se a inteligência russa influenciou no resultado das eleições presidenciais de 2016 e se existiu coordenação com a campanha do republicano.

Mueller falou na cerimônia de graduação de alunos da Tabor Academy de Marion porque sua neta estuda no local, segundo disse à emissora "CNN" a porta-voz do procurador especial, Molly Horan.

No discurso, Mueller afirmou que uma pessoa é boa ao cumprir sua palavra e pediu aos estudantes para viver com honestidade, sem importar o caminho que escolham ao longo da vida.

"Façamos o que façamos, devemos agir com honestidade e integridade. Sem importar a carreira que escolham, devem saber que alguém é bom na medida em que cumpre sua palavra", sublinhou Mueller.

"Você pode ser inteligente, agressivo, articulado e até persuasivo, mas se não for honesto, sua reputação sofrerá. Uma vez perdida, é impossível recuperá-la", completou Mueller.

Mueller comandou o FBI durante 12 anos, primeiro sob o governo do republicano George W. Bush e depois com o democrata Barack Obama, que o pediu que ficasse no cargo até 2013, apesar de o mandato dos diretores do órgão ser de dez anos.

O agora procurador especial da relação entre Trump e Rússia foi sucedido por James Comey, que acabou demitido pelo atual presidente no último dia 9 de maio, uma decisão que provocou uma tempestade política em Washington.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos