Topo

Coreia do Sul e EUA realizam teste de mísseis em resposta à Coreia do Norte

04/07/2017 22h06

Seul, 5 jul (EFE).- A Coreia do Sul e os Estados Unidos realizaram nesta quarta-feira (data local) testes conjuntos com mísseis balísticos em resposta ao lançamento de um míssil intercontinental realizado na véspera pela Coreia do Norte.

Os dois países aliados fizeram múltiplos disparos de mísseis em direção ao Mar do Japão, disse um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul à agência "Yonhap".

Os testes ocorreram por ordem do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que acertou a resposta à última provocação da Coreia do Norte com o presidente dos EUA, Donald Trump.

O regime de Pyongyang, por sua vez, afirmou que o novo modelo de míssil balístico intercontinental testado na terça-feira é capaz de transportar uma ogiva nuclear de grande tamanho, de acordo com informações divulgadas pela agência estatal "KCNA".

O novo míssil foi batizado como Hwasong-14, atingiu uma altura máxima de 2.082 quilômetros e percorreu 933 quilômetros em 39 minutos. Segundo os veículos oficiais do regime, ele pode "atingir qualquer parte do mundo".

Esse novo teste representa um enorme avanço no programa armamentista do regime de Kim e gerou nova condenação da comunidade internacional.