Forças iraquianas matam mais de 150 terroristas no centro antigo de Mossul

Mossul (Iraque), 4 jul (EFE).- Pelo menos 154 jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) foram mortos pelas forças iraquianas nas últimas horas no centro antigo da cidade de Mossul, informaram nesta terça-feira fontes militares.

Em um comunicado, o comandante da Polícia Federal, Raide Shaker Yaudat, apontou igualmente que suas tropas desativaram 23 explosivos no último reduto dos radicais em Mossul.

A nota acrescentou que as forças de segurança ainda procuram os extremistas que continuam entrincheirados na área, caracterizada por suas estreitas ruas e a elevada presença de civis.

Além disso, Yaudat detalhou que as tropas estão agora desativando os explosivos das zonas que foram recuperadas nos últimos dias no centro antigo de Mossul.

O comandante acrescentou que o EI controla apenas "uma pequena parte dos becos e bairros estreitos" da cidade, ainda que a luta continue na frente sul do centro histórico.

Por outra lado, o coronel Walis Khalifa, vice-comandante da IX Divisão Blindada do Exército, disse à Agência Efe que suas tropas mataram 35 jihadistas nas últimas horas e conseguiram evacuar dezenas de famílias que estavam presas em túneis na cidade antiga.

Khalifa explicou que desdobrou as tropas nos bairros libertados para "garantir a segurança", enquanto os soldados seguem avançando desde o noroeste.

Além disso, estabeleceram controles nessas áreas para "procurar os membros do EI" que tentam escapar da zona.

As forças iraquianas submetem os civis que chegam através dos corredores seguros a um cansativo controle para detectar se são extremistas que se infiltraram entre a população.

Três anos após o EI ocupar a segunda cidade mais importante do Iraque e transformá-la em sua "capital" no país, as forças iraquianas se dispõem a expulsar aos jihadistas que ainda estão em Mossul.

A ofensiva sobre o centro antigo de Mossul começou no último dia 19 de junho, enquanto as tropas governamentais retomaram o controle dos demais bairros da cidade nos meses anteriores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos