Inundações afetam mais de 380 mil pessoas no nordeste da Índia

Nova Délhi, 4 jul (EFE). - Mais de 380 mil pessoas foram atingidas pelas fortes chuvas e inundações que castigam o estado de Assam, no nordeste da Índia, onde 16 pessoas morreram nas últimas três semanas.

O número de localidades afetadas na região já chega a 834, enquanto que as inundações afetam 13 dos seus 35 distritos, de acordo o balanço divulgado hoje pela Autoridade de Gestão de Desastres de Assam (ASDMA). O estado tem cerca de 25 mil desabrigados em 150 acampamentos habilitados pelas autoridades para minimizar a situação. Ainda conforme o organismo, aproximadamente, 19 mil hectares de plantações estão debaixo d'água.

"Sabemos que as chuvas persistirão nos próximos dias, especialmente no distrito de Sivasagar e lançamos um alerta por conta das inundações. Acreditamos que o número de afetados continuará crescendo nos próximos dias", explicou à Agência Efe um integrante do Centro de Controle de Desastres, que pediu anonimato.

Segundo ele, ainda é cedo para saber o impacto que as inundações terão, mas o fato de estar chovendo mais do que o habitual exigirá medidas de precaução mais efetivas das autoridades.

Estes incidentes são comuns no sul da Ásia em época de chuva forte, entre julho e agosto, quando costumam deixar centenas de mortos e milhões de afetados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos