Topo

ONU declara apoio ao processo de reforma do governo ucraniano

09/07/2017 16h10

Nações Unidas, 9 jul (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou neste domingo seu apoio ao processo de reforma impulsionado pelo governo da Ucrânia e afirmou que o conflito no leste do país não foi "esquecido" pelo organismo internacional.

"Confirmo o nosso interesse em apoiar completamente o processo de reforma do governo. Acompanhei com muito interesse e atenção a Conferência de Londres e os importantes compromissos assumidos", disse Guterres após se reunir neste domingo em Kiev com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, segundo um comunicado.

A ONU se soma assim aos 30 países e várias instituições financeiras internacionais que nesta semana expressaram o seu apoio à Ucrânia em uma conferência realizada em Londres para promover reformas internas no país.

Os ucranianos "têm direito a viver em paz e prosperidade e com um respeito completo à sua independência, sua soberania e às suas integridade territoriais", disse Guterres, que considerou fundamental o respeito aos acordos alcançados sobre o cessar-fogo.

O secretário-geral ressaltou que a ONU "acompanhará e estará pronta para apoiar todos os esforços, tanto do Quarteto da Normandia, como do grupo de contato trilateral e da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE)".

As Nações Unidas, assegurou, farão "todo o possível para solucionar esta crise que já durou um longo tempo". "Podem ter certeza de que é algo que mantemos na agenda. Não é uma situação esquecida", reiterou.

Neste sentido, o diplomata apontou que o organismo internacional está preparado para "melhorar" sua cooperação e presença com o objetivo de apoiar o governo ucraniano nas reformas que impulsionar.

"Não estou aqui para dizer à Ucrânia as reformas que a Ucrânia deve fazer", mas para "estar à disposição" do seu governo no processo de paz, especificou Guterres.