Topo

Explosão de carro-bomba deixa pelo menos cinco mortos na capital da Somália

30/07/2017 07h47

Mogadíscio, 30 jul (EFE).- A explosão de um carro-bomba em uma rua do centro de Mogadíscio, capital da Somália, deixou pelo menos cinco mortos e dez feridos neste domingo.

Fontes policiais informaram à Agência Efe que o atentado, reivindicado pelo grupo Al Shabab, tinha como alvo um comboio de funcionário do alto escalão do governo. No entanto, os terroristas teriam se equivocado e todas as vítimas são civis.

O carro explodiu em uma das ruas mais movimentadas da capital da Somália, repleta de lojas e com alguns dos mercados mais conhecidos da cidade.

Os feridos foram levados a hospitais, mas alguns deles estão gravemente feridos. Por isso, as autoridades temem que o número de vítimas mortais possa aumentar nas próximas horas.

Nos últimos meses, o Al Shabab realizou vários ataques contra hotéis e restaurantes de Mogadíscio, matando dezenas de civis.

Em abril, o governo da Somália declarou "estado de guerra" para acabar com o grupo terrorista, que ainda controla amplas regiões no sul e no centro do país, e ofereceu uma anistia aos que quiserem deixar o Al Shabab e se render.

Segundo relatório divulgado pela ONU, o Al Shabab segue tendo capacidade para realizar ações de grande escala tanto dentro como fora da Somália. E, de acordo com o documento, a situação de segurança no país não melhorou.

A milícia, filial da Al Qaeda na Somália, luta para instaurar um governo islâmico de orientação wahhabita no país.