Tufão "Nesat" deixa cerca de 100 feridos na ilha de Taiwan

Xangai (China), 31 jul (EFE).- O tufão "Nesat" deixou pelo menos 111 feridos em sua passagem pela ilha de Taiwan, bem como milhares de evacuados na província chinesa de Fujian (sudeste), duas regiões que também se viram afetadas por outro tufão, o "Haitang", informou nesta segunda-feira a agência oficial "Xinhua".

Ontem à tarde Taiwan foi golpeada pelo seu segundo tufão em dois dias, o "Haitang", depois que o "Nesat" castigou a ilha no sábado com aguaceiros e ventanias de até 180 quilômetros por hora.

Pelo menos 111 pessoas ficaram feridas, em sua maioria pelos objetos que saíram voando pelos fortes ventos ou por acidentes de trânsito, enquanto outros sofreram escorregões e quedas, segundo informou o centro de operações de emergência.

No condado oriental de Yilan, os fortes ventos levantaram ondas de mais de 15 metros, enquanto na região meridional de Pingtung se registraram intensas chuvas que causaram inundações e cortes de eletricidade.

Esta região sofreu a pior inundação, com 200 residentes que ficaram presos e tiveram que ser resgatado posteriormente.

Mais de 12.000 pessoas foram evacuadas desde sábado na região, para a qual foram enviados cerca de 9.000 soldados.

A maioria dos serviços de trens foram suspensos e cerca de 500 voos nacionais e internacionais foram cancelados ou atrasados durante o final de semana.

O "Nesat" também tocou terra em Fuqing, no sudeste da província chinesa de Fujian na madrugada de ontem como uma tempestade tropical. Cerca de 70.000 pessoas foram evacuadas na região e dezenas de trens e voos foram suspensos.

Por sua parte, o tufão "Haitang" chegou à área nesta madrugada e está afetando também à província vizinha de Zhejiang, onde mais de 3.000 pessoas foram evacuadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos