Topo

Tufão Noru deixa 2 mortos ao se aproximar do Japão

06/08/2017 06h15

Tóquio, 6 ago (EFE).- O tufão Noru trouxe neste domingo fortes chuvas e violentas rajadas de vento durante a passagem perto da ilha japonesa de Kyushu, onde morreram pelo menos duas pessoas, enquanto as autoridades recomendaram a evacuação de quase 200 mil pessoas.

Após mais de duas semanas vagando pelo oceano e várias mudanças em sua trajetória, o quinto tufão da temporada no Pacífico roçou hoje o extremo sul de Kyushu, segundo informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O tufão avança a cerca de 25 quilômetros por hora em direção nordeste e atravessará durante o dia Kyushu, até chegar na segunda-feira à região de Shikoku e ao sul da ilha de Honshu, a principal do Japão, segundo a JMA.

A agência meteorológica declarou alerta nestas regiões por causa dos ventos de até 126 quilômetros por hora do tufão e devido às precipitações de mais de 100 milímetros por hora registradas nas cidades de Kagoshima e Miyazaki.

A televisão estatal "NHK" informou sobre duas mortes devido a acidentes relacionados com o fenômeno meteorológico, o de uma mulher de 67 anos que sofreu uma queda na localidade de Yakushima e a de um homem de 84 anos encontrado afogado perto do seu bote em um porto de Minamitame.

O tufão também causou o cancelamento de serviços de comboios regionais e o fechamento de estradas na região de Kyushu, deixando sem luz cerca de 15 mil casas em Kagoshima.

O Noru se manifestou como depressão tropical no dia 20 de julho no Pacífico Norte, onde se desenvolveu até chegar a ser um "supertufão", até evoluir para sua categoria atual de "forte", segundo a JMA.