Topo

Exército do Líbano anuncia ofensiva contra EI no país

19/08/2017 02h36

Beirute, 19 ago (EFE).- O Exército do Líbano lançou neste sábado uma ofensiva para expulsar os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) do nordeste do país, anunciou o chefe das Forças Armadas libanesas, general Joseph Aoun.

"Em nome do Líbano, no nome dos soldados libaneses sequestrados e em nome dos mártires do Exército, anuncio que a operação 'Amanhecer do Jurd 'começou", escreveu Aoun na sua conta do Twitter.

O grupo jihadista controla as regiões montanhosas de Ras Baalbec e Qaa, situadas ambas no vale de Bekaa, no nordeste do Líbano e na fronteira com a Síria, mas nos últimos dias as unidades militares libanesas intensificaram seus ataques com artilharia pesada, com o bjetivo de preparar a operação militar lançada esta manhã.

De fato, o Exército libanês publicou um vídeo nas últimas horas em que se mostra como seus soldados bombardeiam posições do EI e avançavam para cercar os extremistas e eliminá-los do território do país.

Os radicais do EI mantêm capturados nove policiais e soldados libaneses, ainda que se desconheça se continuam com vida.

Esta área, situada na região de Arsal, foi refúgio de grupos extremistas e de grupos rebeldes sírios, que foram alvo de uma ofensiva em julho deste ano por parte do grupo xiita libanês Hezbolah, em coordenação com as forças do Governo sírio.