PUBLICIDADE
Topo

Começa evacuação de combatentes do EI na fronteira entre Líbano e Síria

28/08/2017 08h43

Beirute, 28 ago (EFE).- A operação de evacuação de combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) da zona de fronteira entre o Líbano e a Síria começou nesta segunda-feira, informou o grupo xiita Hezbollah.

O comboio de ônibus começou a sair da região síria da Al Qalamoun Ocidental, e tem como destino Abu Kamal, situada no leste da província síria de Deir Ez Zor e fronteiriça com o Iraque, segundo informou o Centro de Informação de Guerra do grupo.

A evacuação foi negociada entre o Hezbollah e o EI após uma ofensiva do Exército libanês contra o grupo jihadista e os termos do acordo foram aceitos pelo Governo sírio, aliado do Hezbollah.

Na evacuação participam 30 veículos, entre ônibus e ambulâncias, para transportar centenas de jihadistas e seus familiares, segundo dados do Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A operação de evacuação não começou do lado libanês da fronteira e só será autorizada pelo Exército desse país quando terminar a identificação de corpos entregues pelo EI à instituição militar, segundo uma fonte militar libanesa consultada pela Agência Efe.

Em virtude do acordo, o EI se comprometeu a entregar os corpos de nove militares libaneses sequestrados em 2014 pelos jihadistas, que ainda eram considerados desaparecidos.

Os militares recuperaram ontem os restos mortais de oito pessoas.

O general Abas Ibrahim, que negociou com os terroristas, afirmou que os corpos poderiam ser dos militares, mas disse que é preciso esperar os resultados do exame de DNA para ter a confirmação final. EFE

ks-agm/ff