Topo

Autoridades de Bali evacuam 15 mil pessoas devido à atividade do vulcão Agung

23/09/2017 11h02

Jacarta, 23 set (EFE).- As autoridades de Bali, uma das principais ilhas da Indonésia, foram obrigadas a evacuar 15.142 pessoas devido à atividade de vulcão Agung, em nível máximo de alerta, mas reiteraram que não há risco para os turistas.

"Milhares de pessoas abandonaram a região, e os agentes evacuaram outros para fora da área de perigo", disse o diretor de informação da Agencia Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia (BNBP), Sutopo Purwo Nugroho, em comunicado.

Nugroho indicou que os evacuados foram distribuídos em 115 pontos de acolhida em sete distritos da ilha. As autoridades começaram também a reunir doações no posto de segurança para emergências do distrito de Karangasem, onde está o vulcão Agung.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos da Indonésia (CVMPG) elevou ontem o nível de alerta do vulcão Agung para o nível máximo e ampliou para 12 quilômetros o raio de segurança ao redor da cratera devido ao aumento da atividade.

As autoridades afirmam que não há perigo para os turistas. O aeroporto internacional de Bali operou normalmente hoje. No entanto, as embaixadas de vários países alertaram os cidadãos de possíveis cancelamentos de voos caso o vulcão entrar em erupção.

Nugroho afirmou que cerca de 50 mil pessoas vivem em um raio de 7,5 quilômetros do vulcão, de 3.031 metros sobre o nível do mar.

O BNBP indicou ontem, em comunicado, que a atividade registrada atualmente é similar aos incidentes anteriores à erupção do Agung em 1963, que matou mais de 1.100 pessoas.

Bali é o principal destino turístico da Indonésia, com um fluxo mensal de 200 mil turistas estrangeiros, segundo dados oficiais.

A Indonésia abriga mais de 400 vulcões em cerca de 17 mil ilhas. Do total, 127 deles estão ativos.