Topo

Lee se fortalece e vira furacão de categoria 1; Maria perde intensidade

24/09/2017 11h21

Miami, 24 set (EFE).- A tempestade tropical Lee ganhou força neste domingo e se transformou em um furacão de categoria 1, enquanto o Maria perdeu intensidade e foi rebaixado para a categoria 2 enquanto avança em direção ao norte, se aproximando da costa sudeste dos Estados Unidos.

As informações foram divulgadas em um novo boletim do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). Apesar das mudanças, os dois furacões não representam atualmente ameaça para áreas povoadas.

O Maria estava a 495 quilômetros do norte das Bahamas e a 855 quilômetros do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte. O furacão se move a 15 km/h, com ventos máximos sustentados de 110 km/h.

O NHC indicou que os estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, além da parte central da costa leste dos EUA, deve monitorar o avanço do Maria, que foi devastador em sua passagem pelo Caribe, especialmente em Porto Rico.

Quanto ao Lee, o NHC afirmou que o furacão está a 1.350 quilômetros das Bermudas e a 2.205 quilômetros dos Açores. Agora fortalecido, o Lee se move a 2 km/h, com ventos máximos sustentados de 140 km/h.

A expectativa do NHC é que o Lee se fortaleça nas próximas horas e se torne um furacão mais intenso na segunda-feira.