Topo

Vulcão Agung entra em "fase crítica" com mais de 75 mil evacuados em Bali

26/09/2017 05h56

Klungkung (Indonésia), 26 set (EFE).- O alerta de erupção do vulcão Agung na ilha de Bali, na Indonésia, entrou em "uma fase crítica" devida à sua crescente atividade sísmica e o número de evacuados aumentou para mais de 75 mil, disse nesta terça-feira a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BPBD, sigla em indonésio).

"O Monte Agung está agora em uma fase crítica. Ainda que se determinou o nível de alerta 4 (máximo) desde sexta-feira, não há garantia de que o vulcão vai entrar em erupção", disse o diretor de informação da BPBD, Sutopo Purwo Nugroho.

"A atividade vulcânica contínua aumentando", acrescentou Nugroho, através de um comunicado.

O posto de observação do monte Agung registrou, ontem, 547 terremotos vulcânicos superficiais, um número que quadruplicou desde a última sexta-feira quando foram sentidos 119, o que, juntamente com outros parâmetros, corrobora a hipótese que a magma ascende.

A BPBD acredita que cerca de 80 mil moradores vivem dentro da zona de segurança estabelecida em um rádio de até 12 quilômetros ao redor da cratera no distrito de Karangasem, no leste da ilha.

As pessoas deslocadas foram distribuídas em mais de 350 refúgios em nove distritos da região e as autoridades tentam retirar parte do gado que é a subsistência da população da região.

Operários da Cruz Vermelha da Indonésia colocavam, ontem, cartazes de advertência na entrada do perímetro e ofereciam assistência médica para as pessoas que estão nos templos, escolas e edifícios governamentais que servem de refúgios improvisados.

Bali é o principal destino turístico da Indonésia com a visita mensal de aproximadamente 200 mil turistas estrangeiros, segundo dados oficiais.