Topo

ONU convoca nova rodada de negociações sobre a Síria para 28 de novembro

26/10/2017 13h52

Nações Unidas, 26 out (EFE).- A próxima rodada de negociações de paz sobre a Síria começará em Genebra no dia 28 de novembro, anunciou nesta quinta-feira o mediador das Nações Unidas para o conflito, Staffan de Mistura.

O diplomata, após manter contato com as partes e com as potências internacionais, comunicou hoje sua decisão ao Conselho de Segurança da ONU e se mostrou confiante quanto ao encontro servir para abordar a "substância" de um acordo que dê fim ao conflito.

Esta será a oitava rodada do processo de paz impulsionado pela ONU, que até agora não obteve avanços claros em seu objetivo de iniciar uma transição política para acabar com a guerra.

"Precisamos colocar as partes em verdadeiras negociações, sobre assuntos nos quais há alguma perspectiva de que podem começar a aproximar posturas", disse De Mistura ao Conselho.

A intenção do mediador é centrar as discussões em dois pontos: um calendário e um processo para redigir uma nova Constituição para a Síria e os detalhes para a realização de eleições supervisionadas pelas Nações Unidas.

De Mistura pediu o apoio das potências do Conselho de Segurança "para poder avançar", convencendo o governo sírio e a oposição para que deem passos em direção à paz em Genebra.

Antes, em 30 e 31 de outubro, será realizada em Astana outra rodada das conversações impulsionadas por Rússia, Turquia e Irã, fiadores do atual cessar-fogo em vigor em partes da Síria.

O mediador da ONU acredita que essa reunião servirá para consolidar as chamadas zonas de rebaixamento de tensões, mas ressaltou que somente o processo de Genebra pode conseguir uma verdadeira solução para a guerra.