Topo

Mais de 120 famílias do EI chegam a Idlib procedentes do nordeste da Síria

28/10/2017 13h10

Cairo, 28 out (EFE).- Mais de 120 famílias de militantes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) chegaram à província síria de Idlib após fugir das operações militares nas províncias de Deir ez-Zor e Raqqa, informou neste sábado o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O Observatório detalhou que essas famílias se dirigiram primeiro para áreas sob o controle das Forças da Síria Democrática (FSD), aliança liderada por curdos, passando pelo enclave curdo-sírio de Afrin, no noroeste de Aleppo.

Posteriormente, chegaram a zonas sob o controle da Frente al Nusra (antiga filial da Al Qaeda), na mesma província, antes de chegar ao destino final, Idlib, detalhou o Observatório.

Ao longo deste percurso, essas famílias foram submetidas a diversas inspeções nos postos de controle controlados pelos curdos, que têm uma "lista de procurados" dos extremistas do EI.

Além disso, os jovens de tais famílias foram agredidos nos postos de controle de Al Nusra antes de terem sua passagem permitida, segundo o Observatório.

A cidade de Deir ez-Zor era uma das fortificações principais dos radicais na Síria, junto com Raqqa.

Desde o início de setembro, os soldados governamentais sírios desenvolvem uma ofensiva na cidade de Deir ez-Zor e em outras partes da província homônima.

Esta operação transcorre paralelamente à outra das FSD, respaldadas pelos Estados Unidos, na mesma região.

As FSD tomaram no último dia 17 outubro o controle total de Raqqa, antiga "capital do califado" proclamado pelos jihadistas em 2014.

O EI controla atualmente 14.816 quilômetros quadrados, que equivalem a 8% da superfície total da Síria, onde sofreu um grande retrocesso nos últimos meses, segundo os dados divulgados pelo Observatório no último dia 23 de outubro.