Topo

Turquia detém 143 suspeitos de pertencer ao Estado Islâmico em 2 dias

29/10/2017 11h02

Istambul, 29 out (EFE).- As forças da ordem da Turquia detiveram desde ontem 143 pessoas suspeitas de fazerem parte do Estado Islâmico (EI) em oito diferentes províncias, informou neste domingo a agência semipública turca "Anadolu".

As batidas começaram ontem na capital Ancara, com a detenção de 49 suspeitos, mas ganharam tons mais dramáticos quando a polícia descobriu quatro pessoas que supostamente preparavam um atentado em um estacionamento de um shopping de Istambul.

Na operação foi ferido um dos suspeitos e o veículo que pertencia aos detidos foi detonado de forma controlada pela polícia.

Horas mais tarde, a polícia desmantelou duas células em Istambul em diferentes apartamentos nos bairros de Arnavutköy e Esenyurt.

Ambas casas sofreram incêndios, e após apagar as chamas, a polícia descobriu produtos químicos aptos para fabricar bombas, bolas de metal, pregos, motores, componentes elétricos, cabos e pilhas, detalhou a "Anadolu".

Na cidade de Bursa, quarta maior do país, situada 90 quilômetros ao sul de Istambul, a polícia deteve 39 pessoas suspeitas de fazerem parte do EI, entre elas 28 sírios e dois cidadãos do Azerbaijão.

Em Erzurum, no leste de Anatólia, os agentes detiveram 22 suspeitos e apreenderam duas pistolas sem licença, duas escopetas e vários documentos.

Em Esmirna, terceira maior cidade turca, situada no litoral do Egeu, os agentes detiveram desde ontem 15 suspeitos, seis deles sírios, entre eles duas mulheres.

A eles se somam cinco detidos na cidade ocidental de Eskisehir, quatro deles iraquianos e uma pessoa oriunda da república russa do Tartaristão, assim como outros quatro, todos iraquianos, em Çankiri, província ao norte de Ancara.

A polícia suspeita que as redes do Estado Islâmico planejavam cometer atentados de grande envergadura durante este domingo, quando se comemora o Dia da República na Turquia.