Topo

Deputado russo diz que exército sírio acabará com o EI antes do fim do ano

30/10/2017 16h38

Astana, 30 out (EFE).- O exército da Síria retomará o controle da fronteira oriental do país e acabará com as estruturas militares do Estado Islâmico (EI) antes do fim do ano, disse nesta segunda-feira o presidente do Comitê de Defesa da Câmara Baixa do Parlamento russo, Vladimir Shamanov.

"Calculamos que antes do fim do ano as tropas governamentais restabelecerão o controle da fronteira oriental da República Árabe da Síria e que o Estado Islâmico deixará de existir como uma estrutura armada organizada", disse Shamanov em reunião com legisladores cazaques.

O deputado russo, general reformado, destacou que mais de um milhão de sírios voltaram às suas casas desde o começo das operações das Forças Aeroespaciais da Rússia na Síria, em setembro de 2015 - 660 mil só este ano.

"Em geral, pode-se dizer que as principais tarefas da operação militar russa na Síria praticamente foram cumpridas", afirmou Shamanov.

O encontro interparlamentar russo-cazaque coincidiu com o começo da Astana-7, a sétima rodada de consultas na capital do Cazaquistão sobre o cumprimento do cessar-fogo na Síria.

Todas as delegações participantes já chegaram a Astana, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão.