Confrontos entre ladrões de combustível deixam 12 mortos no México

Puebla (México), 31 out (EFE).- Um enfrentamento entre gangues dedicadas ao roubo de combustível deixou pelo menos 12 pessoas mortas nas últimas 24 horas no estado de Puebla, no centro do México, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

O Ministério Púbico estadual de Puebla afirmou em comunicado que está "investigando o acerto de contas entre grupos dedicados ao roubo de hidrocarbonetos".

No município de Tlaltenango, cinco pessoas morreram após um enfrentamento entre dois grupos identificados como "huachicoleros", nome dado no país aos ladrões de combustível.

As testemunhas afirmaram que alguns homens estavam ingerindo bebidas alcoólicas quando indivíduos a bordo de uma caminhonete atiraram contra eles. Quatro pessoas morreram no local e um quinto em um hospital próximo.

Além disso, as autoridades confiscaram um prédio de propriedade de Alfredo 'N', conhecido como 'El Cuino' ou 'El Kino', "onde foram encontradas mangueiras, válvulas, conexões e bombas usadas para o roubo de combustível, assim como três veículos registrados como roubados", detalhou o MP.

Em outro incidente, numa clínica de Puebla - a capital estadual -, quatro pessoas morreram após serem atingidas por disparos de arma de fogo por pessoas desconhecidas.

Horas mais tarde, na comunidade de Chachapa, foi encontrado o corpo de Fernando 'N', que foi baleado e teve seu veículo roubado. No local, os agentes confiscaram uma caminhonete e quatro cartuchos de bala vazios.

Por fim, no município de Amozoc de Mota, duas pessoas morreram por causa de disparos de arma de fogo quando viajavam a bordo de uma caminhonete com placas de Tlaxcala.

As autoridades mexicanas averiguam se os últimos três eventos foram cometidos pelas mesmas pessoas.

De acordo com as autoridades, o combate ao roubo de combustível "gerou escassez de produto roubado" e enfrentamentos entre gangues dedicadas a esta atividade ilícita, que estão sendo obstaculizadas para realizar suas "entregas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos