Topo

Iraque recupera 2 campos petrolíferos dominados pelo EI perto da Síria

31/10/2017 11h06

Bagdá, 31 out (EFE).- As forças do Iraque recuperaram nesta terça-feira o controle de três povoados e de dois campos de petróleo em sua ofensiva contra o último reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no país, perto da fronteira com a síria.

As tropas tomaram os campos petrolíferos de Okaz I e II e as localidades de Om al Ualaf, Hussein al Ali e Om Tina, informou o subcomandante das Operações Conjuntas, Abdelamir Rashid Jarallah em comunicado do Centro de Informação de Guerra do Exército.

Uma fonte militar disse à Agência Efe que as tropas entraram depois na localidade de Obeidi, que é vinculada administrativamente à cidade de Al Qaim, na fronteira com a Síria.

A campanha militar, que começou em 26 de outubro, conta com a participação do exército, da Polícia Federal e das milícias xiitas Multidão Popular, e se concentra em torno das cidades da Al Qaim, Raua e em outros povoados ao longo do vale do Rio Eufrates na província da Al Anbar, no oeste iraquiano.

A ofensiva das forças iraquianas contra o EI, que também conta com o apoio aéreo da coalizão internacional, progrediu quase sem interrupções nos últimos 12 meses.

Entre outubro de 2016 e julho deste ano ocorreu a batalha de Mossul, a cidade mais importante que esteve sob o domínio do grupo terrorista, situada no norte do país.

Nos meses seguintes, as tropas governamentais expulsaram os terroristas de outras partes do norte do Iraque, como a comarca de Tel Afar, situada a oeste de Mossul, e o distrito da Al Hauiya, na província de Kirkuk.