Topo

Exército toma do EI controle de 8 localidades no nordeste da Síria

27/11/2017 16h31

Beirute, 27 nov (EFE).- O exército sírio tomou nesta segunda-feira do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) o controle de oito localidades na província de Deir ez-Zor, fronteiriça com o Iraque, informou o Ministério da Defesa.

Em comunicado em seu site, o departamento explicou que as Forças Armadas, em cooperação com seus aliados, recuperaram a cidade da Al Asharah.

Também retomaram os povoados da Al Garbia, Al Duir, Mahkan, Dablan, Subaian, Al Shakma e Suidan.

Segundo a nota, os soldados mataram dezenas de jihadistas e apreenderam um grande arsenal de armas e munição.

Entre os extremistas abatidos pelo exército sírio há vários dirigentes do EI, como Abu Youssef al Iraqi, conhecido como o "emir dos carros-bomba", e Ibrahim Ramadan al Sheikh, "emir" do EI na bacia do rio o Eufrates, entre outros.

Durante as operações contra os radicais, as Forças Armadas destruíram 50 veículos do EI equipados com armas automáticas pesadas e 17 carros-bomba.

Atualmente, as autoridades sírias, que são apoiadas pela aviação da Rússia, controlam mais de 52% de Deir ez-Zor, onde avançaram nos últimos meses frente ao EI, que perdeu as principais cidades da região - sua capital homônima, Al-Bukamal e Al Mayadin - e partes do norte, do oeste e do leste.

O EI proclamou um "califado" na Síria e no Iraque no final de junho de 2014 e no mês seguinte tomou o controle de quase toda Deir ez-Zor, exceto alguns bairros da sua capital e o aeroporto militar. EFE

ssa/cs