Topo

Enchentes e deslizamentos deixam 19 mortos e milhares de desabrigados em Java

29/11/2017 10h37

Karangasem (Indonésia), 29 nov (EFE).- Pelo menos 19 pessoas morreram e milhares estão desabrigadas em decorrência das inundações, deslizamentos de terra e tornados que a depressão tropical "Cempaka" causou na ilha de Java, a principal e mais povoada da Indonésia, informam nesta quarta-feira fontes oficiais.

Segundo o porta-voz da Agência Nacional de Prevenção de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, 15 das vítimas morreram soterradas em deslizamentos e as quatro restantes se afogaram nas inundações.

As áreas mais afetadas são Pacitan, Ponorogo, Yogyakarta e Wonogiri, de acordo com a BNPB.

O chefe desta agência em Wonogiri, Bambang Haryanto, declarou à imprensa local que "são as inundações mais graves em dez anos" nessa província de 940.000 moradores e situada 500 quilômetros ao sudeste de Jacarta.

A "Cempaka" chegou ontem em Java com ventos constantes de 65 quilômetros por hora e precedida de copiosas precipitações que obrigaram a evacuação de mais de 4.000 pessoas.

A ministra de Assuntos Sociais da Indonésia, Khofifah Indar Parawansa, que na terça-feira visitou os afetados na província de Sidoarjo, lembrou à população que deve tomar precauções porque depressões tropicais como a "Cempaka" podem causar uma variedade de desastres, como inundações, deslizamentos de terra, enchentes, tornados e árvores caídas.

Os meteorologistas preveem que a depressão tropical, que também é responsável por ondas de até seis metros de altura, se afaste da Indonésia amanhã.