Topo

Tempestade Kai-Tak diminui após deixar 3 mortos nas Filipinas

17/12/2017 05h27

Bangcoc, 17 dez (EFE).- A tempestade Kai-Tak perdeu força nas últimas 24 horas enquanto viaja pelo centro das Filipinas, onde causou três mortes e deixou seis desaparecidos, enquanto 221.953 pessoas foram afetadas pelas inundações e deslizamentos de terra.

Urduja, o seu nome local, se transformou em uma borrasca com ventos constantes de 55 km/h e rajadas de até 90 km/h que se move em direção sur-suroeste a 15 km/h, informou hoje o serviço meteorológico filipino (PAGASA).

Apesar disso, as fortes chuvas que a acompanham ainda são uma ameaça para a população em forma de inundações e deslizamentos de terra.

Os mortos são uma criança que perdeu a vida em uma enchente, um adulto que morreu num deslizamento de terra e um pescador que sofreu um "acidente", segundo o Conselho Nacional de Gestão e Redução do Perigo de Desastre (NDRRMC, na sigla em inglês).

Pelo menos duas pontes e 19 trechos de estradas ficaram intransitáveis e 15.534 pessoas estão abrigadas em diferentes portos devido ao cancelamento das viagens marítimas.

Foram cancelados também 57 voos nacionais desde o dia 13 por causa da Kai-Tak, deles pelo menos 21 neste domingo.