Irã informa que mais de mil pessoas foram presas em protestos no país

Teerã, 2 jan (EFE).- Pelo menos mil pessoas foram presas em diferentes cidades do Irã desde o início dos protestos contra o governo do país na última quinta-feira, segundo as autoridades locais e representantes das forças de segurança.

Apenas em Teerã, província onde fica a capital do país, 450 manifestantes foram presos, de acordo com o vice-governador da província, Ali Asgar Naserbajt.

O vice-promotor da cidade de Mashad, Hassan Heidari, informou que 138 pessoas foram presas. O comandante dos Guardiões da Revolução da província de Kerman, Golam Ali Abuhamze, disse que na cidade de mesmo nome há mais de 80 detidos.

Em Hamedan, no oeste do país, os presos superam 150, de acordo com o governador da província, Ali Toali.

Em várias cidades e províncias do país, as autoridades se militaram a falar que há "grupos" de detidos nos protestos.

O governo do Irã ameaçou hoje os manifestantes, afirmando que aqueles que participarem de protestos podem ser acusados de vários crimes, alguns deles punidos com a pena de morte.

"A cada dia que passe e as pessoas sejam detidas, aumentará seu crime e castigo e nós já não os consideramos manifestantes pelos seus direitos, mas como pessoas que querem prejudicar o regime", disse hoje o presidente do Tribunal Revolucionário de Teerã, Musa Ghazanfarabadi, segundo a agência iraniano de notícias "Tasnim".

Os detidos serão declarados culpados de diferentes delitos, entre os quais figuram "atentado contra a segurança nacional" e "inimizade com Deus", ambos punidos com a pena de morte, esclareceu Ghazanfarabadi.

Pelo menos 20 pessoas morreram nos enfrentamentos entre a polícia e os manifestantes antigovernamentais, cujos protestos começaram no último dia 28 de dezembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos