Mais de mil evacuados ao fazer erupção um vulcão na Filipinas

Em Manila

  • Raymund Mark Nayve/via Reuters

    O vulcão Mayon, situado a sudeste da ilha de Luzon, a cerca de 350 km de Manila

    O vulcão Mayon, situado a sudeste da ilha de Luzon, a cerca de 350 km de Manila

Mais de mil pessoas foram retiradas devido às erupções de um vulcão ao leste das Filipinas que geraram uma nuvem de gases e cinzas, informaram hoje autoridades locais, que decretaram o alerta na região.

O vulcão Mayon, situado a sudeste da ilha de Luzon, a cerca de 350 quilômetros de Manila, entrou em erupção até três vezes nas últimas 24 horas, a primeira delas na tarde do sábado e a última hoje, indicou a agência sismológica das Filipinas.

Nas últimas 24 horas centenas de famílias de localidades próximas foram evacuadas para centros especiais na região, informou a Polícia da província de Albay.

As autoridades aconselharam à população a não se aproximar a uma distância de 6 quilômetros do vulcão e decretaram o nível de alerta 2, que indica "crescente preocupação" devido à possibilidade de erupções mais fortes e perigosas.

O aumento do nível de alerta implica que a atividade do Mayon poderia ser de "origem magmática, o que poderia provocar mais erupções freáticas ou conduzir finalmente a erupções magmáticas perigosas", segundo a agência.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos