Topo

Terremoto de 7,1 graus de magnitude sacode a costa peruana e deixa 16 feridos

14/01/2018 10h13

Lima, 14 jan (EFE).- Um terremoto de 7,1 graus de magnitude sacudiu neste domingo a costa peruana, cerca de 40 quilômetros ao sudoeste da cidade de Acarí, informou o site do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), enquanto as autoridades locais contabilizaram 16 feridos até o momento.

O sismo, ocorrido a uma profundidade de 36,3 quilômetros, aconteceu às 4h18 (horário local, 7h18 de Brasília) e até o momento não se ativou nenhum alerta de tsunami, segundo o USGS.

O Instituto Geofísico do Peru (IGP) cifrou a magnitude do sismo em 6,8 graus e situou seu epicentro 56 quilômetros ao sul do distrito de Lomas-Arequipa, a uma profundidade de 48 quilômetros, segundo informou o jornal "El Correo".

A governadora de Arequipa, Yamila Osorio, afirmou que até o momento foram contabilizadas 16 pessoas levemente feridas no distrito de Chala.

O tremor foi sentido na capital Lima e em várias cidades do país.

Algumas casas de adobe foram derrubadas e houve corte de energia elétrica nas cidades de Acarí, Jaquí, Tanaca Yauza, Salamanca e Condesuyos, segundo o jornal "La República", que citou autoridades locais.

A Secretaria Geral do Município de Lomas declarou que, apesar de ser o epicentro do tremor, não há danos a reportar até o momento.

Por sua vez, a governadora regional de Arequipa, Yamila Osorio, também disse que só se registraram danos materiais menores e alguns desabamentos.

Em decorrência do tremor, a província de Nasca se encontra sem eletricidade e Ica também está parcialmente sem fornecimento.

A Direção Hidrográfica e de Navegação da Marinha de Guerra do Peru esclareceu que, ainda que não haja alerta de tsumani no litoral peruano, segue com a vigilância da evolução do tremor.