Aviões turcos destroem templo histórico de Ain Dara em Afrin, segundo ONG

Cairo, 28 jan (EFE).- Aviões turcos destruíram o templo histórico de Ain Dara, pertencente à cultura sírio-hitita e que data mais de três mil anos, situado no enclave curdo de Afrin, no extremo noroeste da Síria, informou neste domingo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG publicou em sua página no Facebook fotos e um vídeo do templo praticamente reduzido a escombros pelos ataques aéreos na zona no marco da operação "Ramo de Oliveira" contra as milícias curdas consideradas "terroristas" por Ancara, situadas nessa região do país, área fronteiriça com a Turquia.

O Observatório informou no sábado que aviões turcos bombardearam a zona de Ain Dara, embora não tenha dado mais detalhes sobre o estado do templo histórico.

O templo de Ain Dara está construído sobre uma base decorada com esfinges e leões, e foi descoberto durante uma campanha de escavações em meados do século XX.

Devido às várias ofensivas na Síria nos últimos sete anos, muitos sítios arqueológicos no país foram seriamente danificados ou destruídos pelos combates e pela presença de organizações extremistas.

Durante a primeira etapa do grupo radical Estado Islâmico (EI) na cidade monumental de Palmira, os terroristas explodiram os templos de Bel e Bal Shamin, a frente cênica do teatro romano, o Tetrapylon, o arco do triunfo e várias estátuas do museu da cidade.

"Os seis Patrimônios da Humanidade da Síria foram afetados, inclusive Palmira, e a legendária cidade de Aleppo, uma das mais antigas do mundo, foi reduzida a escombros", lembrou em novembro do ano passado a Unesco.

A destruição de monumentos na Síria, no Iraque e outros países levou o Conselho de Segurança a aprovar este ano uma resolução para melhorar a proteção do patrimônio frente a grupos terroristas como o EI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos