Topo

Sobe para 45 o número de combatentes pró-Assad mortos após ataque da coalizão

08/02/2018 08h34

Beirute, 8 fev (EFE).- Pelo menos 45 combatentes das forças governamentais sírias morreram nas últimas horas em um bombardeio da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, na província síria de Deir ez-Zor, segundo a última apuração do Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O ataque foi efetuado contra posições das forças leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, nos arredores do povoado de Jasham, disse a fonte, que anteriormente tinha informado de 20 mortos.

O Observatório, que não descartou que o número de mortos aumente, uma vez que há dezenas de feridos, destacou que entre as vítimas há combatentes de outras nacionalidades árabes e asiáticas.

A coalizão interveio depois que explodiram combates na área entre as tropas governamentais e as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança encabeçada por milícias curdas e respaldadas pela aliança liderada pelos EUA.

O Observatório explicou que durante a manhã de quarta-feira os seguidores do governo de Damasco espalharam rumores de que se preparavam para avançar pela região de Deir ez-Zor e que a coalizão tinha abandonado as FSD, que se encontrariam sozinhas para enfrentar o exército sírio e seus aliados.

Pouco antes da meia-noite de ontem, explodiram enfrentamentos entre os soldados governamentais destacados na área de Jasham e os milicianos das FSD postados em áreas próximas como Yadid Bakara, Yadid Okeidad e a jazida de gás de Kunico, nos quais ambas partes empregaram fogo de artilharia.

Em consequência, as tropas terrestres da coalizão presentes no campo de petróleo de Al Omar lançaram projéteis contra posições das forças governamentais sírias, o que foi seguido de um bombardeio dos aviões da aliança internacional.

As autoridades sírias confirmaram dezenas de mortos e feridos nas fileiras das forças governamentais por um ataque da coalizão internacional.

Segundo a emissora de televisão oficial, dezenas de membros das "forças populares" morreram ou sofreram ferimentos após um bombardeio da coalizão na madrugada passada contra posições do exército sírio e milícias aliadas em Jasham, na margem leste do rio Eufrates em sua passagem por Deir ez-Zor.

Por sua parte, a coalizão salientou que o ataque foi em defesa própria para proteger as FSD de uma agressão das tropas governamentais sírias e assegurou que esteve em contato com a Rússia, aliada do Executivo de Damasco.