Morre o príncipe Henrique da Dinamarca, marido da rainha Margarida

Em Copenhague

  • Achmad Ibrahim/AP Photo

    Príncipe Henrique, em foto de arquivo

    Príncipe Henrique, em foto de arquivo

O príncipe Henrique da Dinamarca, marido da rainha Margarida, morreu aos 83 anos de idade, após ter sido hospitalizado no final de janeiro, informou nesta quarta-feira (14) a Casa Real dinamarquesa.

"Sua alteza real o príncipe Henrique morreu às 23h18 horas desta terça-feira 13 de fevereiro no castelo de Fredensborg", residência de primavera e outono da família real situada ao norte de Copenhague e para a qual tinha sido levado do hospital, segundo o comunicado divulgado de forma oficial.

Devido à grave piora da saúde do seu pai, o príncipe herdeiro, Federico da Dinamarca, suspendeu na semana passada sua estadia na Coreia do Sul, para onde tinha viajado para assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno.

Veja também:

A Casa Real tinha revelado anteriormente que o motivo do ingresso do príncipe consorte no Hospital do Reino de Copenhague era um exame de um tumor no pulmão esquerdo, que resultou ser benigno, e uma infecção, e que quando terminasse o tratamento, teria alta.

Henrique tinha sido detectado em setembro do ano passado com demência senil, um diagnóstico que foi tornado público depois de originar uma polêmica por causa dos ataques que lançou contra sua esposa em veículos de imprensa dinamarqueses.

Henrique, de origem francesa, tinha declarado que não queria ser enterrado com Margarida porque tinha sido ignorado seu desejo de ser rei consorte, uma velha reivindicação sua, e, numa posterior entrevista, afirmou que a rainha o tinha "por tolo" e não o respeitava.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos