EUA reiteram a Abbas que estão prontos para mediar negociações de paz

Nações Unidas, 20 fev (EFE).- Os Estados Unidos disseram nesta terça-feira ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que estão prontos para trabalhar em um acordo de paz no Oriente Médio, mas reiteraram que não vão dar marcha à ré na mudança da sua embaixada em Israel para Jerusalém.

"Não é preciso que gostem da decisão. Não é preciso que a elogiem. Nem sequer é preciso que a aceitem. Mas saibam disto: esta decisão não vai mudar", disse a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, a Abbas.

Haley discursou perante o Conselho de Segurança após escutar o líder palestino, que propôs a implementação de um novo mecanismo internacional para mediar as negociações de paz.

A diplomata lamentou que Abbas tenha deixado a sala imediatamente depois de falar e não tenha escutado os outros países, mas manteve grande parte do seu discurso dirigido diretamente a ele.

Entre outras coisas, Haley disse a Abbas que atualmente tem duas opções: criticar os EUA e "rejeitar seu papel nas negociações de paz", com o que não conseguirá nada, ou "deixar de lado seu enfado" pela mudança da embaixada e trabalhar com Washington em um "compromisso negociado" para pôr fim ao conflito.

As autoridades palestinas defendem que a decisão dos EUA desqualifica o país como mediador principal para uma negociação com Israel, razão pela qual Abbas propôs hoje que seja um "mecanismo multilateral" que ocupe esse papel.

Haley esteve acompanhada no Conselho por Jared Kushner, genro e assessor do presidente Donald Trump, e por Jason Greenblatt, o enviado especial da Casa Branca para o Oriente Médio.

"Nossos negociadores estão sentados justo atrás de mim, prontos para falar. Mas não vamos persegui-lo. A decisão, senhor presidente, é sua", declarou a embaixadora a Abbas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos