Topo

Assad felicita tropas sírias por seus avanços em Ghouta Oriental

18/03/2018 17h02

Cairo, 18 mar (EFE).- O presidente da Síria, Bashar al Assad, felicitou neste domingo as tropas do exército por seus avanços na região de Ghouta Oriental, principal bastião opositor nos arredores de Damasco, onde as forças governamentais controlam mais de 80% do território.

A agência oficial de notícias sírias "Sana" publicou um vídeo do presidente durante uma visita aos soldados que tomaram o controle da cidade de Yisrin, a quem lhes garantiu que ele e todos os sírios estão "muito orgulhosos" por suas conquistas.

"Estaremos agradecidos por muitos anos, já que as próximas gerações vão contar aos seus filhos como salvaram Damasco", declarou Assad, rodeado de militares enquanto se escutavam explosões ao fundo.

"Esta não é a batalha por Damasco, nem por Ghouta nem pela Síria, mas por todo o mundo. Cada bala que dispararam contra um terrorista mudou o equilíbrio (de poder) do mundo", destacou o presidente, que aparece relaxado conversando com os soldados.

A "Sana" também mostrou Assad em cima de um tanque e apertando mão de vários soldados, além de reunido com comandantes militares de uma das unidades enviadas para Ghouta Oriental.

A agência estatal também informou que o presidente sírio encontrou algumas famílias que foram evacuadas da região nos últimos dias.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos calcula que 50.000 civis saíram nas últimas 72 horas das localidades do sudoeste de Ghouta Oriental, dominadas pelo grupo islamita Legião da Misericórdia, para áreas sob o controle das autoridades.