Topo

Coroação de Naruhito como imperador do Japão será em outubro de 2019

30/03/2018 06h02

Tóquio, 30 mar (EFE).- O governo do Japão anunciou, nesta sexta-feira, que a cerimônia de proclamação como imperador do príncipe Naruhito será no dia 22 de outubro de 2019, seis meses após a abdicação de seu pai, Akihito.

Antes da coroação oficial, o príncipe herdeiro Naruhito, de 59 anos, subirá ao trono no dia 1º de maio, um dia depois da renúncia de Akihito, em um ritual íntimo e a portas fechadas, segundo anunciou o porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga.

A cerimônia de outubro será realizada no Palácio Imperial, em Tóquio, com a presença de milhares de convidados e delegações de todo o mundo, e espera-se que seja semelhante ao protagonizado pelo imperador Akihito, em novembro de 1990.

O atual imperador subiu ao Trono de Crisântemo após mais um ano de luto por conta da morte de seu pai, Hirohito, que permaneceu no cargo durante 63 anos desde a sua entronização em 1928.

Akihito, o imperador número 125 do Japão, revelou seu desejo de abdicar do trono em uma incomum mensagem televisionada, em agosto de 2016, alegando preocupação com a sua avançada idade e sua frágil saúde.