Ataque com gás a 2 senadores haitianos deixa 1 pessoa morta e vários feridos

Porto Príncipe, 28 abr (EFE).- Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas neste sábado quando gás lacrimogêneo foi lançado contra os participantes de uma conferência com a comunidade liderada por dois senadores haitianos em Cabo Haitiano (segunda maior cidade do Haiti), informou a polícia local.

O presidente do país, Jovenel Moise, lamentou os "graves incidentes", expressou suas condolências às vítimas e familiares dos feridos, assim como aos parentes do falecido, ainda não identificado pelas autoridades.

O ataque aconteceu no Clube Café Trio, em Cabo Haitiano, durante o encontro do senador governista Jacques Sauveur Jean e seu colega da oposição Youri Latortueque com setores locais sobre o tema do suposto desvio de verba do programa Petrocaribe.

"Isso foi um ato criminoso e era responsabilidade da polícia garantir a segurança do local. Os policiais são os primeiros responsáveis por deixar que alguém lançasse gás em uma conferência cheia de pessoas. Há um morto e vários feridos", disse à imprensa o senador Latortue.

Segundo ele, há "pessoas muito poderosas" que não querem que se fale sobre a corrupção "e especialmente de como são gastos os fundos do Petrocaribe. É uma vergonha e não nos vamos nos calar", acrescentou.

A polícia disse que ainda não identificou que perpetrou o ataque, embora Latortue tenha afirmado que os gases desse tipo são utilizados pelos policiais.

O Senado haitiano publicou no ano passado um relatório sobre o suposto desvio de fundos resultantes do acordo do Petrocaribe, pelo qual a Venezuela fornece petróleo a vários países da região em condições mais flexíveis.

O atual chefe de Estado está vinculado a alguns contratos investigados, originados desde antes de Moise se tornar presidente.

Uma grande parte da população do país demonstrou sua insatisfação com os governos dos ex-presidentes Michel Martelly e Laurent Lamonthe, apontado como os maiores responsáveis pela suposta corrupção no Petrocaribe.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos