Topo

Ataque de grupo armado mata pelo menos 30 civis no norte do Mali

Imagem de arquivo de pessoas correndo no Mali - Marco Dormino/UN Photo
Imagem de arquivo de pessoas correndo no Mali Imagem: Marco Dormino/UN Photo

28/04/2018 13h20

Bamaco, 28 abr (EFE).- Pelo menos 30 civis tuaregues morreram ontem em um ataque cometido por um grupo de supostos jihadistas na província de Menaka, no norte do Mali, perto da fronteira com o Níger, informaram neste sábado à Agência Efe fontes locais.

As fontes explicaram que o ataque aconteceu nos povoados de Aklaz e Awakassa e um número indeterminado de pessoas está desaparecido.

A investigação trabalha com a hipótese do envolvimento do grupo liderado pelo jihadista Amadou Koufa neste ataque, explicaram as fontes, que acrescentaram que os agressores conseguiram fugir para a fronteira com o Níger.

O grupo tuaregue Movimento para a Salvação do Azawad-MSA informou hoje em comunicado que um grupo de homens "fortemente armados" a bordo de 16 motos atacaram ontem à tarde estes povoados e começaram a disparar contra os civis, entre os quais havia várias mulheres e crianças.

Além disso, as fontes ressaltaram que várias pessoas idosas foram "arrastadas para fora dos barracos onde moravam para serem executadas".

As autoridades malinesas ainda não se pronunciaram sobre os fatos.

O Mali sofre com ataques de jihadistas desde 2012, quando aconteceu um golpe de Estado em Bamaco e grupos tuaregues rebeldes se aproveitaram da situação, com o apoio de células terroristas, para tomar o controle do norte do país durante dez meses.

Os jihadistas foram teoricamente expulsos em 2013 graças a uma intervenção militar internacional liderada pela França, mas extensas áreas do Mali, sobretudo do norte e do centro, escaparam do controle do governo, o que facilita a ação dos grupos terroristas.