Topo

Dois jornalistas líbios são sequestrados em Trípoli por grupo armado

01/05/2018 09h15

Um grupo armado sequestrou no domingo dois jornalistas locais especializados em temas culturais em uma cafeteira da cidade de Trípoli, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte de segurança.

As vítimas são Sulaiman Kashud, presidente do Festival Nacional "Septimius", e Mohammed al Yaakubi, chefe-executivo deste evento, confirmou a mesma fonte.

Segundo o relato, "vários indivíduos mascarados capturaram Kashud e Yaakubi na cafeteria do bairro Al Andalus da capital", embora nenhum grupo tenha reivindicado a autoria.

O festival, realizado anualmente desde 2012, premia aqueles trabalhos artísticos e criativos em rádio e televisão, assim como canto e atuação, e foi duramente criticado pelas milícias extremistas durante sua última edição realizada em março deste ano.

O Observatório para a Paz e o Desenvolvimento para os Veículos de Imprensa e a Liberdade Humana pediu aos organismos oficiais que assumam a responsabilidade pela flagrante violação de jornalistas no país norte-africano.

Em 25 de abril, a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) colocou a Líbia na lista negra, ocupando o 167° lugar no relatório Mundial sobre liberdade de imprensa.