Topo

Países do G7 aproximam posturas para conseguir comunicado final para cúpula

09/06/2018 17h02

La Malbaie (Canadá), 9 jun (EFE).- Os países do G7 estão próximos de chegarem a um acordo sobre o comunicado final da Cúpula do G7 que termina neste sábado na cidade de La Malbaie, no Canadá, informaram fontes europeias à Agência Efe.

As fontes, com conhecimento direto das negociações, indicaram que os "xerpas", os chefes negociadores, aproximaram suas posições e que o ponto mais conflituoso neste momento é o referente à mudança climática.

Os Estados Unidos resistem a incluir no texto uma linguagem suficientemente contundente sobre o compromisso na luta contra a mudança climática que possa satisfazer a seus sócios ocidentais, especialmente a França.

Mas parece que os negociadores chegaram a um acordo inicial sobre o outro tema conflituoso da cúpula, o comércio internacional.

As fontes consultadas indicaram que, para solucionar o bloqueio no ponto da mudança climática, Washington poderia constatar sua inconformidade com essa parte do documento, mas assiná-lo em seu conjunto.

Essa mesma fórmula foi utilizada durante a última Cúpula do G7 realizada no ano passado na Itália.

As fontes consultadas pela Efe assinalaram que, antes de deixar hoje a Cúpula do G7, Trump tinha aceitado em princípio os pontos do comunicado final.