Topo

Indonésia busca por 60 desaparecidos após naufrágio na ilha de Sumatra

19/06/2018 02h47

Jacarta, 19 jun (EFE).- As autoridades da Indonésia buscam, nesta terça-feira, cerca de 60 passageiros de um navio que naufragou ontem, no Lado Toba, na ilha de Sumatra, após resgatar com vida 18 pessoas e recuperar um corpo.

O chefe da Agência Regional de Gestão de Desastres (BPBD) da Sumatra do Norte, Riadil Lubis, declarou à Agência Efe que o acidente ocorreu ontem à tarde durante a rota que liga a cidade de Tigaras com a ilha de Samosir.

"Devido ao mau tempo e altas ondas, o navio perdeu o controle. Suspeitamos que tenha sido causado pelo rompimento do leme do navio", disse.

As operações de resgate foram interrompidas duas horas depois do naufrágio devido ao mau tempo e retomadas hoje, sem que as autoridades tenham conseguido determinar o número exato de passageiros que continuam desaparecidos, já que é comum que embarcações transportam mais passageiros do que o permitido.

As equipes de emergência dirigem as operações entre ondas altas, fortes ventos e existem a previsão de chuvas à tarde, por isso que as autoridades tentam "maximizar os esforços pela manhã", afirmou Riadil Lubis.

Na semana passada, pelo menos 16 pessoas morreram após outro naufrágio perto da costa sul da ilha de Celebes, na região central do arquipélago.

Dezenas de pessoas perdem a vida todos os anos na Indonésia em acidentes marítimos causados pelo mau tempo, infraestruturas precárias ou sobrecarga de passageiros e mercadorias.