Topo

Naufrágio na Indonésia deixa 190 vítimas, entre mortos e desaparecidos

Moradores e parentes observam no pier do porto de Tigaras o trabalho de resgate dos passageiros que estavam no acidente do ferry boat no lago Toba, na última segunda (18) - BEAWIHARTA/Reuters
Moradores e parentes observam no pier do porto de Tigaras o trabalho de resgate dos passageiros que estavam no acidente do ferry boat no lago Toba, na última segunda (18) Imagem: BEAWIHARTA/Reuters

20/06/2018 04h04

As autoridades da Indonésia relataram nesta quarta-feira que recuperaram mais três corpos e aumentaram para 186 o número de pessoas desaparecidas após o naufrágio de um navio na tarde da última segunda no lago Toba, na ilha de Sumatra.

Durante as primeiras horas após o acidente, 18 pessoas foram resgatadas com vida e um corpo foi recuperado.

O porta-voz da Agência Nacional de Busca e Resgate em Medan, Hisan Turnip, disse à Agência Efe, por telefone, que outros dois corpos foram recuperados pelas equipes de resgate nas últimas horas, subindo para três o número de mortos.

Além disso, Hisan afirmou que segundo relatos dos familiares, pelo menos 207 pessoas viajavam na embarcação.

Por sua vez, o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que a barco, ocupado acima da sua capacidade, não tinha um registro de passageiros, o que dificulta precisar o número exato dos desaparecidos.

A Agência de Climatologia, Meteorologia e Geofísica (BMKG, sigla em indonésio) afirmou ao jornal local "Detik" que seu escritório na região emitiu dois alertas devido ao mau tempo extremo horas antes que o navio virasse.

O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira durante a rota que liga a cidade de Tigaras com a ilha de Samosir, entre altas ondas e mau tempo que obrigou interrupção das operações de resgate na primeira noite.

Centenas de agentes da polícia, exército e equipes de resgate continuam hoje as operações, que também conta com veículos operados por controle remoto sem que se tenha atualizado o número de sobreviventes desde a manhã de ontem.

Na semana passada, pelo menos 16 pessoas morreram após outro naufrágio perto da costa sul da ilha de Celebes, na região central do arquipélago.

Dezenas de pessoas perdem a vida todos os anos na Indonésia em acidentes marítimos causados pelo mau tempo, infraestruturas precárias ou sobrecarga de passageiros e mercadorias.