Topo

Juiz americano rejeita transferir julgamento de "El Chapo"

14/08/2018 12h57

Nova York, 14 ago (EFE).- O juiz encarregado do caso do narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán rejeitou nesta terça-feira a solicitação da defesa para transferir o julgamento.

Os advogados de Guzmán tinham solicitado que o processo fosse movido do distrito nova-iorquino do Brooklyn, onde até agora veio sendo tramitado.

A defesa argumentava que, uma vez iniciado o julgamento, os deslocamentos de "El Chapo" da prisão de Manhattan na qual está detido até o tribunal do Brooklyn poderiam prejudicá-lo.

As locomoções, que acontecem em meio a um enorme dispositivo de segurança, ameaçam transformar o processo em um espetáculo e colocar o júri contra Guzmán, argumentaram os advogados.

Em uma audiência realizada hoje, o juiz Brian Cogan rejeitou o pedido, confirmando que o julgamento será realizado no Brooklyn.

Cogan, em todo caso, disse à defesa que suas preocupações serão resolvidas com novas regras com as forças de segurança.

O juiz não especificou que tipo de mudanças haverá e disse que os advogados podem acessar as informações após assinarem um acordo de confidencialidade.

Após a audiência, o advogado de Guzmán, Eduardo Balarezo, disse que esperam que a regra passe pela disponibilização de uma cela no tribunal ou em um edifício próximo, para que "El Chapo" não tenha que ser transportado todos os dias.

O julgamento começará em 5 de novembro e Guzmán é acusado de vários crimes de narcotráfico, pelos quais pode ser condenado à prisão perpétua. EFE mvs/cs