Topo

Opositor russo Alexei Navalny é detido em Moscou

25/08/2018 11h26

Moscou, 25 ago (EFE).- O líder opositor russo Alexei Navalny foi detido neste sábado em Moscou e agora se encontra em uma das delegacias da cidade, informou sua porta-voz, que acrescentou que, até o momento, o motivo da detenção é desconhecido.

"Há duas horas, Navalny foi detido no portão de sua residência", escreveu a representante do político, Kira Yarmish, no Twitter.

A porta-voz acrescentou que os agentes apreenderam o telefone celular do líder opositor e "se recusam a revelar os motivos da detenção".

Em maio, Navalny foi condenado a 30 dias de prisão por ter organizado uma manifestação não autorizada contra a posse do presidente do país, Vladimir Putin, que foi reeleito para um novo mandato em março.

O protesto, sob o lema "Não é nosso czar!", em clara referência a Putin, aconteceu dois dias antes da posse do presidente e deixou um saldo de mais de 1.500 detidos em Moscou, São Petersburgo e em outras cidades do país.

Navalny já tinha sido detido este ano no final de janeiro em uma manifestação a favor do boicote eleitoral e também em fevereiro.

Para o dia 9 de setembro, data das eleições municipais e regionais na Rússia, o opositor convocou outro protesto em dezenas de cidades contra a reforma da previdência promovida pelo governo que, segundo pesquisas, tem rejeição de quase 90% da população.