Topo

Ilha grega de Hidra declara estado de alerta por blecaute prolongado

27/08/2018 08h41

Atenas, 27 ago (EFE).- As autoridades gregas declararam nesta segunda-feira estado de alerta na ilha de Hidra, por causa de um blecaute ocorrido há mais de um dia que interrompeu o fornecimento de água e energia neste local turítisco.

O blecaute, que aconteceu no domingo pela manhã por causas ainda desconhecidas, provocou, além disso, a interrupção da planta de dessalinização, por isso que também não há fornecimento de água potável.

Rena Duru, a presidente da região de Ática, à qual pertence Hidra, explicou que decidiu declarar estado de alerta já que o município não está em condições de lidar por si só com a situação.

Segundo anunciou em comunicado a Autoridade de Gestão de Distribuição de Eletricidade (HEDNO, por sua sigla em inglês), equipes de técnicos estão buscando a origem do blecaute, que poderia ter ocorrido na própria ilha, no cabo submarino que transporta a corrente para Hidra ou no centro de alta tensão.

O fato de Hidra ser uma ilha na qual está proibido o uso de veículos com tração dificulta as tarefas, pois os técnicos têm que controlar a pé todos os postes elétricos.

O prefeito de Hidra, Yorgos Kukudakis, declarou à imprensa local que o fornecimento de água potável será restabelecido em torno de meio-dia, quando é esperada a chegada de um avião-tanque da Marinha.

Além disso, a Marinha enviará dois geradores que abastecerão a ilha com eletricidade até a repareção da falha técnica.

Na semana passada, a explosão por superaquecimento de um transformador em um centro de alta tensão de Ática provocou um blecaute de várias horas em quase metade da região, assim como no centro de Atenas e no porto do Pireo.