Topo

México recebe pedidos de refúgio de migrantes de caravana hondurenha

19/10/2018 00h03

Cidade do México, 18 out (EFE).- O governo do México informou nesta quinta-feira que já começou a receber e atender aos primeiros pedidos de refugiados de membros da caravana de migrantes hondurenhos na fronteira sul do país.

Através de um comunicado, a Secretaria de Relações Exteriores (SRE) disse que "aqueles quem solicitaram refúgio, as autoridades mexicanas competentes estão prestando cuidados de maneira ordenada e com pleno respeito pelos direitos humanos dos migrantes e em apego as regulamentações nacionais e internacionais sobre o tema".

A caravana de migrantes hondurenhas partiu de San Pedro Sula (Honduras), no último sábado, e desde então, dezenas deles começaram a atravessar a fronteira através de barcaças no rio Suchiate.

As autoridades mexicanas estão em comunicação com membros desta caravana para quem "as opções a que têm direito foram explicadas", disse a SRE, sem detalhar essas medidas.

O governo do México solicitou ao Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para acompanhá-los neste processo de atenção à caravana de migrantes hondurenhos.