Topo

EUA advertem que caravanas deverão "esperar no México" para pedir asilo

15/11/2018 23h56

Os Estados Unidos advertiram nesta quinta-feira (15) que suas portas de entrada ao país na fronteira sul "estão cheias" e os integrantes das caravanas deverão "esperar no México" para solicitar asilo nesses pontos, a única via que a Casa Branca deu aos migrantes para reduzir suas chances de serem deportados.

Após a chegada de mais de 1.000 imigrantes ilegais à cidade fronteiriça de Tijuana, no México, um porta-voz do Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça dos EUA (CBP, em inglês) lembrou que atualmente não se está deixando entrar os imigrantes que se apresentam nas portas de entrada legal e solicitam asilo ali.

"As portas de entrada estão em capacidade máxima. As pessoas que venham apresentar sua reivindicação de asilo vão ter de esperar no México até que tenhamos espaço nessas portas de entrada. Vão ter de ter paciência", disse o porta-voz do CBP, Carlos Díaz, em entrevista coletiva telefônica.

A mensagem coincide com a enviada hoje pelas autoridades do estado mexicano onde se encontra Tijuana, Baja Califórnia, que alertaram que, antes da chegada desta caravana, já havia 4.000 pessoas aguardando para passar pela porta de entrada, o que significaria uma espera de "no mínimo quatro meses" aos que chegam agora.

Várias organizações de defesa dos migrantes denunciam há meses que os imigrantes que chegam aos pontos de entrada são orientados a voltar mais tarde, e suspeitam que essa política se deve a um desejo de atrasar ou conter a imigração ilegal e não de um problema de capacidade, como argumenta o CBP.

O presidente americano, Donald Trump, emitiu na semana passada uma ordem pela qual, pelo menos durante os próximos 90 dias, só poderão solicitar asilo aqueles que entrem por pontos de acesso autorizados e não aqueles que cruzem irregularmente a fronteira, o que limita as opções dos membros das caravanas.

"Nós estamos permitindo às pessoas sua reivindicação de asilo. O problema é que as portas de entrada não estão preparadas para esse número de pessoas", reforçou hoje Díaz.

No entanto, o CBP está tomando medidas que, na prática, estendem ainda mais o tempo de espera para os migrantes: na terça-feira fechou três carris nas portas de entrada de San Ysidro e Otay Mesa, na Califórnia, como medida de "preparação" diante da chegada das caravanas, segundo um recente comunicado.

A Casa Branca também alertou hoje que só "uma pequena porcentagem" dos imigrantes que solicitam asilo nos EUA o receberão, e pediu que se evite "os riscos" da viagem, nas palavras do encarregado de América Latina no Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Mauricio Claver-Carone.