Topo

Presidente de Portugal defende diplomacia para solução de conflitos

16/11/2018 19h39

Antigua (Guatemala), 16 nov (EFE).- O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, criticou nesta sexta-feira, em discurso na Cúpula Ibero-Americana, realizada em Antigua, na Guatemala, que haja no mundo aqueles que dão preferência ao conflito em vez da diplomacia.

O presidente português alertou que existem no mundo "sinais" de guerras tradicionais e financeiras. Rebelo disse temer uma "onda" que pude durar muitos anos e pediu unidade para combater a divisão.

"Observamos um movimento pendular da história. Nossas unidade e força são essenciais para tentar equilibrar as forças políticas na comunidade internacional", afirmou o presidente em discurso.

O fato de ter apoio em dois continentes, falar duas línguas mundiais e possuir projeção universal foram destacados por Rebelo como características importantes da comunidade ibero-americana para liderar a iniciativas de cooperação entre os países.

Com esses elementos, Rebelo considera que os países ibero-americanos podem liderar a cooperação sul-sul, avaliada por ele como chave para enfrentar as ameaças ao multilateralismo.