PUBLICIDADE
Topo

Mineradores começam trabalhos para resgatar Julen em poço de Málaga

24/01/2019 12h51

Totalán (Málaga), 24 jan (EFE).- A Brigada de Salvamento de Mineradores enviada das Astúrias começou os trabalhos para entrar no túnel e resgatar Julen, o menino de 2 anos que caiu em um poço estreito e profundo no dia 13 de janeiro, na cidade de Totalán, em Málaga.

Terminados os trabalhos de construção da plataforma para acessar o túnel vertical de 60 metros de profundidade, oito integrantes da Brigada de Salvamento iniciaram os trabalhos. Com eles estão dez guardas civis - oito especialistas em montanha e dois de atividades subaquáticas - e oito bombeiros de Málaga.

A ideia é de que o trabalho dos mineradores dure cerca de 24 horas. Nesse período, eles irão escavar manualmente uma galeria de quatro metros de comprimento que conecte o túnel ao poço na altura onde acredita-se que Julen está.

Os mineradores descerão dentro de uma cápsula fabricada exclusivamente para esta operação, em grupos de dois, e serão substituídos a cada 30 ou 35 minutos. No caso de encontrem pedras de especial rigidez eles poderiam acionar especialistas em microexplosões para romper a rocha.

Os bombeiros darão apoio logístico envolvendo segurança da operação e ventilação. EFE